Redes de Informação sobre Educação, Formação e Emprego
Intro

Existem várias redes e estruturas Europeias que disponibilizam informação importante sobre aspetos relacionados com as  experiências de mobilidade.

Eurodesk Logo
Eurodesk

Informação sobre as Políticas Europeias e oportunidades para os jovens.

EPALE Logo
EPALE

A EPALE é uma comunidade europeia, multilingue para profissionais de educação de adultos, incluindo educadores e formadores de adultos, técnicos de orientação, investigadores, académicos e responsáveis políticos.

Europass Logo
Europass

Europass é uma iniciativa destinada a apoiar o cidadão na apresentação das suas competências e qualificações de uma forma clara e facilmente compreensível em toda a Europa. Aqui é possível encontrar todos os documentos Europass, quais os benefícios, a quem se destinam e até criar os próprios documentos.

Eurydice
Eurydice

Rede europeia que colige e difunde informação comparada sobre as políticas e os sistemas educativos europeus, sob a forma de estudos e análises comparadas sobre várias temáticas nas áreas da Educação e Formação desde a Educação de Infância ao Ensino Superior.

ECVET
European Credit System for Vocational Education and Training

O Sistema Europeu de Créditos do Ensino e Formação Profissionais (ECVET), instituído através de uma Recomendação, é um quadro metodológico comum que facilita a acumulação e a transferência dos créditos atribuídos aos resultados de aprendizagem de um sistema de qualificação para outro. O seu objetivo é promover a mobilidade transnacional e o acesso à aprendizagem ao longo da vida.

enic-maric
ENIC-NARIC

O NARIC (National Academic Recognition Information Centre) é o centro nacional vocacionado para dar resposta a questões sobre reconhecimento académico de graus e diplomas de estudos, de nível superior, realizados no estrangeiro.

Europe Direct
Europe Direct

Rede Europeia de Informação que responde a questões relacionadas com a União Europeia.

Pontos de contacto em Portugal..

European Qualifications Framework
European Qualifications Matrix

Matriz europeia, que relaciona os sistemas de qualificação nacionais, funciona como um instrumento de tradução que permite a comparabilidade das qualificações. Ajuda os estudantes e os trabalhadores, que se movimentam de uns países para outros, para trabalhar ou para estudar.

 

 

ECTS
European Credit Transfer System

Sistema de Créditos que facilita a mobilidade dos estudantes.

CEDEFOP
European Centre for the Development of Vocational Training

Cedefop apoia o desenvolvimento das políticas europeias de ensino e formação profissionais (EFP) e contribui para a sua aplicação.

EURES
Job Mobility Portal

A EURES é uma rede constituída pela Comissão Europeia e pelos Serviços Públicos de Emprego dos países pertencentes ao Espaço Económico Europeu, que disponibiliza serviços de informação e aconselhamento a trabalhadores, candidatos a emprego e empregadores, sobre as oportunidades do mercado europeu.

ReferNet
ReferNet

Rede Europeia especializada em ensino e formação profissional, criada em 2002, pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop). Tem por missão reunir, analisar e disponibilizar informação no âmbito do ensino e formação profissional, nomeadamente a evolução dos sistemas e das políticas nacionais nos Estados-Membros da UE, Islândia, Noruega e Reino Unido; promover sua visibilidade, bem como as atividades e trabalhos realizados pelo Cedefop.



Bussola do menu